As Xilogravuras na Decoração

A xilogravura é a técnica da gravura em que se utiliza uma matriz em madeira para a obtenção de reproduções da imagem gravada. O suporte, em geral, é o papel.
O primeiro vestígio da xilografia data do séc. VIII na china, com a reprodução de imagens budistas e livros xilográficos. A gravura Europeia data do séc.XIV. A mais antiga xilo Europeia que se conhece e a "Bois protat" de 1370.

No Brasil a xilografia chega sistematicamente com a vinda da família real em 1808, que trouxe consigo a imprensa régia, que dispunha de muitas matrizes xilográficas.
No nordeste brasileiro foi que se desenvolveu uma das mais singulares e representativas formas da xilo no mundo. A xilogravura popular ligada ao folheto de cordel adquiriu uma identidade própria. Geralmente feita pelos cordelistas, gerou grandes nomes com J.Borges,Abraão Batista e Dila.Influenciou grandes nomes das artes visuais como o gravador Gilvam Samico, que bebeu na origem da gravura popular para desenvolver seu traço.

Composição de quadros

J.R Borges ou José Francisco Borges


J.R Borges ou José Francisco Borges


J.R Borges ou José Francisco Borges

A arte em de J.Borges me fascina!
 

Série de Abrãao Batista exposta na Efeito Home
Série de Abrãao Batista exposta na Efeito Home

 
Série de Abrãao Batista exposta na Efeito Home
 
 

Almofadas desenvolvidas por Marcelo Rosembaum e exclusivas da Tok&Stock
 
Sou completamente apaixonada pela arte popular brasileira e, sempre que posso especifico em meus projetos pois acredito que  a harmonia de um conceito de decoração com a utilização de xilogravuras requer ambientes cleans com tons nudes, sem excessos, deixando o destaque voltado para a obra que, por si só, já vem recheada de informações. Se o resultado proposto for  mais clássico ou contemporâneo no projeto, é possível carregar na quantidade de adornos, ou eleger pontos estratégicos para sua utilização; apostar em um mobiliário com linhas sinuosas, ou optar por um desenho mais reto; explorar as cores, ou utilizá-las de forma moderada. Enfim, tomar decisões baseando-se nos estilos e suas características.

Com traços marcantes, as xilogravuras conferem ao ambiente uma atmosfera descontraída, e ao mesmo tempo notável,  descrevendo algo que aconteceu, sempre acompanhadas de uma história. Apesar de as xilogravuras serem um tanto rebuscadas, as vejo, na decoração, como um elemento chave, pois, além de não interferir significativamente nos ambientes, acabam por produzir harmonia em seu entorno. Com o meu olhar de designer de interiores, o público que aprecia as xilogravuras é bastante diversificado, não existindo classe ou idade para se gostar, pois todo nós temos uma história a ser contada!

Detalhe da escada de um restaurante que especifiquei há 3 anos atrás
 


Comentários

  1. Olá Bianca, muito bom seu texto! Fiz um post no meu blog sobre xilogravura na decoração da minha casa e seu texto me ajudou a definir essa arte de maneira simples. Muito obrigada!
    http://tetoparedeeafeto.blogspot.com.br/2014/04/azulejos-com-ilustracoes-em-xilogravura.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário