Designer de Interiores

Depois de receber semanalmente vários e-mails de pessoas de todas as regiões do país, perguntando sobre a profissão de Designer de Interiores, resolvi fazer um post aqui no blog e falar um pouco da minha trajetória.
Minha primeira formação acadêmica foi em Ciências Sociais, onde tive uma visão sobre o nosso mundo envolvendo cultura, economia, política e comportamento; em seguida, trabalhando nesta área, resolvi fazer uma pós-graduação em administração para dar suporte a uma empresa que havia montado e lá fui instigada a fazer a faculdade de moda e durante aproximadamente 5 anos trabalhei com alegria neste ramo, uma das atividades que mais amava, era montar e iluminar as vitrines da minha loja ( nessa época tinha uma de acessórios e outras de roupas) e através desta paixão fui convidada a fazer um curso de vitrinismo na EBADE e foi lá onde tudo começou.. pois fui apresentada a Nágila Andrade (Designer de Interiores e professora da instituição) e lá descobri o mundo encantado do Design de Interiores e me formei. Dia a dia procuro cada vez mais me especializar ( acabei de concluir uma especialização em Design de Interiores e Iluminação).
Para mim, o Designer de Interiores tem de ter como perfil: ser curioso e ter vontade de entrar neste universo que trabalha com arte, estética, beleza, proporção, cores, ergonomia e iluminação; e assim, literalmente, me joguei de corpo e alma em minha profissão, trabalhei em escritório, na fábrica da Portobello e da I Colori, fui estagiária da Efeito Home e migrei logo depois para Efeito Contract onde fiz um excelente trabalho junto a equipe maravilhosa que estava envolvida naquele momento; no entanto, sempre fazia em paralelo meus projetos. E esta bagagem me deu segurança para me lançar unicamente fazendo e executando projetos como Designer de Interiores.
É importante entender que o grande marco em fazer um curso de Decoração e ser um profissional de Designer de Interiores está quando a pessoa deixa de agir apenas de forma emocional e passa-se a buscar referências para se transformar a idéia criativa (gerada pela emoção) e transformar isso realidade, ou seja, colocar a criatividade no procedimento de normas técnicas dentro do projeto a ser apresentado para o cliente.
Me considero uma profissional que usa e abusa da criatividade, mas a técnica está 70% dentro do meu projeto! A inspiração é fundamental e para instigá-la me debruço em livros, revistas, viagens e WorkShops dentro e fora do Brasil e sou filiada a ABD ( Associação Brasileira de Design de Interiores) que sempre promove eventos para mostrar as novidades do mercado, dentro e fora na minha região, que é a Bahia.
Sempre que me perguntam, sobre como buscar a inspiração, aconselho a todos a criar um canto particular, onde todas as referências possam estar juntas, como se formassem um grande campo energético inspiracional, onde tenho meus livros, catálogos (amo catálogos impressos, para folhear, marcar etc) coleções de vidros de todas as partes do mundo e de épocas distintas (desde os anos 20), tecidos etc etc.
Gente, eu simplesmente #amooquefaço!
Seguem algumas imagens da minha atuação profissional .......
No Congresso Nacional de Design de Interiores " Pensando Fora da Caixa " em junho de 2013
Na I Saloni de Milão em abril de 2013
Com Andressa Perlingeiro, também Designer de Interiores, nos atualizando em workshops, mostras de decoração e no Congresso de Designers de Interiores em São Paulo
Milão 2013 com os parceiros Andressa Perlingeiro, Luiz Carlos Cardoso e a diretora da ABD Cátia Bacellar
Na Loja Toque da Casa com a Designer de Interiores Giselle Ponchet
Palestra na Sierra Móveis em Salvador falando sobre as tendências da Feira de Milão
Monique Humbert na palestra que fiz na Sierra em maio de 2013
Garimpando na Efeito Home
Conferindo o revestimento de uma cliente muito querida na Divina Parede
Visitando a obra
Diagramando o Patchwork 
Loja Habitat, uma linda loja que mora dentro do meu coração e super parceira! Neste momento estava arrumando o show room da loja, que ficou fabuloso!

Conclusão da Pós-Graduação em Designer de Interiores e Iluminação pelo IPOG em junho de 2013.
Simplesmente Jader Almeida, sempre presente em meus projetos!
Show room da Loja Efeito Home em agosto de 2013
Show room da loja Efeito Home em agosto de 2013, com o mobiliário da Leather Editions!
Na primeira mostra que fiz em 2008, no centro Sizininha Simões, a percusora da profissão de Designer de Interiores na Bahia
 Conferindo a oficina de um artesão mineiro em Feira de Santana, o Frederico Oliveira
Black and White, combinação que adoro, na Sierra Móveis em Salvador
Em Coimbra - Portugal - 2012
Andando pelas ruas de Braga em Portugal, fotografando para ter uma memória digital para ser fonte de inspiração - 2012
Em um meeting com os profissionais da área de todo Brasil em Milão, fazendo um brainstorming, promovido por Vitório Júnior. Na foto os colegas e amigos: Cris Camerino, Wilton Fonseca e euzinha
Na Saccaro Salvador
Eu no show room da Eliane
Especificando
Moda e Design de Interiores sempre!
Working
Vitrine Efeito Home ( Barra)
Worshop na Loja Nandos com Viviane Zorzette, Terezinha, Cris Paixão e Dani Granjo com o psicólogo Alan Cordeiro
Fonte de inspiração........
#euamooquefaço
#euamooquefaço


Comentários