Gerenciamento de Obras e as Etapas de um Projeto/Reforma

Um assunto que muitas pessoas têm curiosidade e se faz necessário esclarecer!
Texto que a Tibério Construtora ( uma das melhores construtoras de Sçao Paulo e região) fez com todo carinho e colaboração da Paloma Kussler para nossos leitores!
         Seja por questões de manutenção ou estética, evitar as tão temidas reformas é quase impossível. Independente do motivo, elas acontecem por uma boa razão, porém, podem causar grande dor de cabeça aos proprietários que não souberem como planejar e gerenciar a obra toda.
Felizmente, existem pessoas especializadas em realizar esses serviços. Arquitetos, engenheiros e designers de interiores são as pessoas mais indicadas para isso, sendo responsáveis pela elaboração e, em alguns casos, a execução/gerenciamento do projeto. Mas como funciona o processo da criação de um projeto e sua execução?
 Google Imagens
 Google Imagens
Google Imagens

Pré-elaboração do projeto

Google Imagens
           
 Nessa etapa acontece uma espécie de entrevista, onde entende-se as necessidade do cliente, seus gostos e estilo de vida. Também é importante saber o que os outros moradores (quando houver) querem para os espaços a serem reformados, além de conhecer o local do projeto, verificando medidas e estrutura do edifício, tendo em mãos suas plantas baixas.
         Entendendo o cliente e conhecendo o espaço, é hora de dar início aos esboços do projeto e apresentar ideias, já definindo o que será ou não feito. Com as ideias aprovadas, é hora de fazer e elaborar de fato o projeto.
Desenvolvimento do projeto

Google Imagens

É essa a hora de criar o projeto e desenvolver todas as perspectivas possíveis para a apresentação ao cliente. Se não houver ajustes, é feito o projeto legal (quando houver necessidade) e o projeto executivo, onde devem constar os materiais usados, além de especificações elétricas e hidráulicas.

Execução do projeto e gerenciamento de obra

O gestor de obras é quem vai manter “o trem nos trilhos”. É ele o responsável por assegurar que a obra seja concluída dentro do prazo e orçamento previsto, além de garantir a qualidade da construção. Essa função é atrelada ao responsável pela elaboração do projeto, seja pelo designer de interiores, engenheiro ou arquiteto, porém, a gestão pode ser parcial ou total.
Quando a gestão é parcial, são feitos acompanhamentos regulares, apenas para verificar se o projeto está sendo executado corretamente. Quando a contratação for de gestão total, o profissional também fica encarregado da contratação de mão de obra, materiais e serviços. É ele quem irá acompanhar o projeto do início ao fim, garantindo assim que tudo saia conforme o previsto.
Outro ponto super importante da execução do projeto é ficar atento às normas do local onde você mora, como: o horário permitido para obras, dia de descarte de entulhos e  dia/hora para transportar móveis nos elevadores. Procure seu síndico e informe-se antes de começar a reforma, afinal, o bom convívio entre vizinhos é fundamental! 



Comentários