Reforma de apartamento antigo: por onde começar?

Projeto do nosso escritório AB Designers
Andressa Perlingeiro & Bianca Borges
Fonte: Design Sponge
Fonte: Design Sponge
É comum que uma reforma de apartamento antigo cause muitas dúvidas. Questões como o que realmente precisa ser feito, quanto custa e por onde começar a reforma do apartamento são bastante frequentes, e para te ajudar a solucionar todas elas, separamos algumas dicas sobre reformas em apartamentos antigos. Confira!
Por onde começar a reforma do apartamento antigo?
Pode ser que você já saiba que seu antigo apartamento precisa de uma reforma, seja ela por estética ou por problemas “com a idade” do apartamento, mas talvez o que você não saiba é por onde começar essa reforma.
Quando o apartamento já tiver alguns bons anos, o ideal é que o primeiro passo seja chamar um profissional para dar uma conferida mais a fundo nas instalações elétricas, hidráulicas e nas tubulações de gás para saber se está tudo funcionando bem e se não há nenhum risco. Se houver problemas de infiltração, canos corroídos ou muito velhos e fiações muito antigas, o melhor é começar por aí.
Modernizando o apartamento antigo
Os apartamentos antigos também apresentam alguns fatores bem próprios das edificações de longa data. Além de serem mais espaçosos do que os novos apartamentos, também costumam ser mais fechados e escuros. Isso porque na época em que foram construídos se prezava muito a privacidade, e por isso ambientes integrados e abertos não eram comuns.

Por essa razão, se a sua ideia é dar uma repaginada no apartamento e torná-lo moderno, mais amplo e bem iluminado, prepare-se para o quebra-quebra. Apesar de dar trabalho, integrar espaços ajuda a modernizar o ambiente e elimina aquele visual de “velho”, dando um ar superinteressante de loft ao apartamento.
Projeto do nosso escritório AB Designers
Andressa Perlingeiro & Bianca Borges
Projeto do nosso escritório AB Designers
Andressa Perlingeiro & Bianca Borges
Fonte: Decoist
Fonte: Best Design Ideas
Fonte: Remodelista
Fonte: Dwell

Além disso, as reformas de apartamentos antigos também podem incluir a troca de rodapés, piso, janelas e portas, que podem motivadas ser tanto por uma questão estética quanto pela funcionalidade. Vale lembrar que todas essas reformas e muitas outras - salvo a colocação de gesso, pastilhas e pintura - devem contar com um laudo técnico assinado por um profissional especializado e tambem com o aval do síndico do prédio.
Móveis novos para renovar o apartamento antigo
Se a sua ideia é dar um visual mais atual para o lar, mas sem obras e reformas drásticas, a solução é apostar em móveis novos e modernos. Na sala, a simples troca do sofá, um novo painel para televisão e um tapete charmoso já ajudam a dar outros ares ao ambiente. Em outros espaços, como cozinha e banheiro, o mais indicado é a troca completa dos móveis.
Design Sponge
Design Sponge
Design Sponge
 Design Sponge
Design Sponge

Para “Bianca Borges Interior & Light Design”, por Paloma Kussler



Comentários